Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Chega ao fim o prazo dado pela UE a Moscovo para retirar tropas da Geórgia


O prazo para as tropas russas abandonarem a Geórgia está a terminar, Moscovo começa a cumprir promessa feita à União Europeia.
A Rússia cumpriu este sábado o primeiro ponto do acordo assinado esta semana pelo presidente russo e pelo Presidente da União Europeia sobre a retirada das tropas russas da zona ocidental da Geórgia.
Parte das forças de Moscovo serão retiradas num prazo de dez dias após a missão de observação civil da UE assumir funções na faixa de segurança entre o território administrado por Tbilisi e as regiões separatistas.
Entretanto o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, esteve hoje na Abcásia para ultimar a abertura da embaixada russa nesta região separatista georgiana. Em conferência de imprensa Lavrov afirmou que tudo o que se passa na Ossétia e na Abcásia não é da competência da comunidade mundial. É uma questão de soberania de cada estado.
A Rússia estabeleceu na passada terça-feira um acordos diplomáticos com a Abcásia e com a Ossétia do Sul. Esta semana os três vão assinar ainda esta semana acordos de amizade, cooperação e assistência mútua em caso de agressão externa.

Sem comentários:

Enviar um comentário