Páginas

domingo, 21 de setembro de 2008

Thabo Mbeki vai demitir-se do cargo de presidente da África do Sul.


Thabo Mbeki vai demitir-se do cargo de presidente da África do Sul.

Presssionado pela direcção do partido, o sucessor de Nelson Mandela aceitou abandonar o cargo, antes do fim do seu segundo mandato, previsto para Abril de 2009.
Presidente do Congresso Nacional Africano durante dez anos, Mbeki perdeu a liderança do partido para Jacob Zuma no final de 2007.
Recentemente absolvido num caso de corrupção, o novo líder é visto como favorito à vitória nas presidenciais.
Mas alguns membros do partido temem que a demissão do chefe de estado conduza à queda do governo e a eleições antecipadas.
Um analista político fala em crise política e considera que o Congresso Nacional Africano vai ser penalizado nas urnas e deverá preparar-se para lidar com este problema nos próximos meses.
Foi com supresa que os sul-africanos encararam a saída de Thabo Mbeki do poder.
O alegado envolvimento do presidente numa conspiração politica contra Jacob Zuma terá sido a gota de água.
Uma polémica interna que parece deixar muitos eleitores indiferentes:
Uma mulher considera que a saída do Chefe de Estado é injusta e que o partido deveria ter esperado até ao fim do mandato .
Uma posição partilhada por este sul-africano, que invoca questões éticas para criticar a posição assumida pelo Congresso Nacional Africano.
Deviam esperar até 2009, afirma, e nessa altura Zuma poderia tornar-se presidente.
A economia sul-africana tem registado um crescimento de 5% nos últimos quatro anos. Teme-se, no entanto, que a saída de Mbeki possa abalar a confiança dos investidores que questionam o novo líder sul-africano.



Sem comentários:

Enviar um comentário