Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Angola é por mudanças graduais nas estruturas da União Africana


Problemas do continente africano estão de novo em debate ao nível do órgão máximo de concertação política

Fotografia: Jornal de Angola



Angola defende uma implementação gradual e não imediata da Comissão da União Africana em Autoridade da União Africana.
Num comunicado distribuído ontem à imprensa, em Sirte, na Líbia, o Ministério angolano das Relações Exteriores salienta que, de acordo com as conclusões saídas da XII sessão extraordinária do Conselho Executivo da União Africana, realizada em Tripoli, de 15 a 16 de Abril último, a Autoridade da União Africana, que se pretende estabelecer, deve ter um carácter estritamente intergovernamental e não supra nacional, inserindo-se no âmbito da União Africana.
A transformação da Comissão da União Africana em Autoridade da União Africana é um dos temas agendados para a XIII Cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre de 1 a 3 de Julho na cidade de Sirte, na Líbia, sob o tema Investir na Agricultura para o Crescimento Económico e Segurança Alimentar.
Ontem, tiveram início os trabalhos da XV sessão ordinária do Conselho Executivo (Conselho de Ministros) da União Africana, que decorre até amanhã. O Conselho Executivo, que foi precedido da XVIII sessão ordinária do Comité dos Representantes Permanentes, a nível de embaixadores, vai debater, entre outras questões, a transformação da Comissão da União Africana em Autoridade da União Africana, no âmbito do debate iniciado na IX sessão ordinária da conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Julho de 2007, em Accra, no Ghana.
Na abertura da XV sessão do Conselho Executivo da União Africana, o líder libio, Muamar Kadhafi, defendeu a criação de uma única autoridade que tenha plenos poderes executivos e dotada de todas as prerrogativas. Se quisermos ter uma Autoridade Africana, ela deverá ser única, independentemente do nome que lhe for dada

Sem comentários:

Enviar um comentário