Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Projectos de Constituição começam a ser apresentados nas restantes províncias

http://www.angonoticias.com/full_headlines_.php?id=25628



Os três projectos de constituição vão ser apresentados nesta sexta-feira e sábado em todas as províncias do país, com a excepção de Luanda que ocorreu quinta-feira em todos os municípios.

Para o efeito, o órgão encarregue de elaborar a futura Carta Magna criou 10 grupos integrados por deputados e elementos da comissão técnica, que terão a missão de proceder à apresentação dos textos sínteses dos três projectos constitucionais.

Entre 10 a 15 dias, após a apresentação formal dos textos, dar-se-á início ao período do debate institucionalizado e de consultas aos cidadãos, que poderá estender-se até 22 de Dezembro, para que os interessados possam estudar os documentos e remeterem as suas contribuições à Comissão Constitucional para o devido tratamento.

Além dos três modelos de governação propostos
A presidencialista
B Semipresidencialistas
C presidencialista parlamentar

Estão ainda programados debates sobre “constituição social”, “a família na constituição”, “constituição cultural”, “constituição económica”, “constituição judicial”, “constituição e liberdade de religião”, “constituição e administração pública”, bem como constituição e administração local”.

http://www.angonoticias.com/full_headlines_.php?id=25628

2 comentários:

  1. UMA SOCIEDADE MAIS EVOLUÍDA

    Como se sente alguém que estuda , lê , se informa , se esforça para melhorar e ser ético , coerente , para ser correcto consigo e com os outros , que quer evoluir mental e fisicamente , quer construir e fazer parte de uma sociedade mais equilibrada , mas fica dependente de uma maioria de pessoas que não desejam isso , que pouco se esforçam para evoluir ou que só pensam exclusivamente em si mesmos ?

    Como se sente alguém que escuta um “responsável” a dizer que não precisa de dar bons exemplos para alcançar um cargo de poder e liderança ?

    Numa votação , é conveniente eleger pessoas responsáveis que gostam de se esforçar e trabalhar com qualidade e que em seu trabalho diário seguem o ditado antigo que ensina “ não deixar para amanhã o que se deve fazer hoje ”.

    Num país democrático é necessário eleger pessoas que gostam de ampliar seu pensamento , pessoas que gostam de escutar as ideias dos outros pois essas ideias podem ser melhores ou não .

    É bom viver num lugar aonde é possível trabalhar em paz , com alegria , com prazer , em permanente evolução .

    É bom viver num país aonde o respeito pelos cidadãos é real , aonde as lideranças políticas e sociais respeitam e são respeitadas , não através da força bruta mas através da inteligência , da sabedoria e dos bons exemplos no dia a dia .

    É bom fazer parte de um colectivo humano aonde as pessoas se esforçam para evoluir sabendo que isso implica num maior esforço mental e físico pois “pensar exige esforço”.

    Valdemar F. Ribeiro


    ( continua )

    ResponderEliminar
  2. ( continuação )
    UMA SOCIEDADE MAIS EVOLUÍDA

    Se um líder ou qualquer outro responsável diz que pretende alcançar determinado fim e depois utiliza-se de meios incorrectos para lá chegar , é claro que o fim também será incorrecto .

    É aquela velha história do pai que fuma e diz ao filho para não fumar .

    É aquela conversa do especialista , do economista , do político , que sabe muitas teorias económicas , sabe muito da vida dos outros , sabe muito da vida do país , mas em sua própria casa as finanças estão desequilibradas , sua casa está suja , sua vida desorganizada , sua relação com a família é desequilibrada e bruta ,etc..

    É muito importante o bom exemplo para se construir um colectivo humano mais desenvolvido e uma democracia mais consciente pois a sociedade influencia o individuo e vice-versa .

    É muito importante cada um cuidar muito bem de si próprio .

    Cuidar de si é também cuidar dos outros e do colectivo humano e ambiental ao qual todos pertencemos quer queiramos quer não pois somos seres sociais que necessitam uns dos outros e do ambiente em geral para sobreviver com dignidade e equilíbrio .

    Vldemar F. Ribeiro

    ResponderEliminar