Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Comissão do Golfo aprova orçamento

Comissão do Golfo aprova orçamento

O Conselho de Ministros da Comissão do Golfo da Guiné aprovou ontem, em Luanda, o orçamento para 2010, estimado em cerca de quatro milhões de dólares. O pagamento do referido montante será assumido pelos oito Estados membros, em partes iguais, com vista à execução do plano de acção.
O encontro dos ministros foi antecedido de uma reunião de peritos nos passados dias 13 e 14, que preparou os pontos da agenda que foram levados ao encontro de ontem, concretamente a proposta de revisão dos subsídios e do critério de repartição das contribuições financeiras dos Estados membros, a execução do plano de acção e do orçamento de 2009 e 2010.
Verificou-se, ainda na reunião de peritos, que o Plano de Acção e do orçamento de 2009 não atingiram os seus objectivos, devido à recepção tardia das contribuições de alguns Estados membros.
Na abertura do encontro, o titular de Geologia e Minas e Indústria, Joaquim David, defendeu um maior empenho dos Estados membros para o fortalecimento da organização. Joaquim David, que no encontro representou o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, disse que os aspectos abordados na reunião do Conselho de Ministros da Comissão do Golfo da Guiné vão permitir o relançamento das bases da organização, para tornar “mais activos” os Estados membros.
O secretário executivo da Comissão do Golfo da Guiné, Miguel Trovoada, afirmou, por seu turno, que até à data apenas pouco mais de 67 por cento das previsões orçamentais, em termos de receitas, foram realizadas. O facto, acrescentou, comprometeu em grande escala a execução do plano de acção da organização em 2009.
Miguel Trovoada sugere aos Estados membros que seja reexaminado o sistema de contribuições pelos Estados, para que a organização consiga alguma estabilidade. Defendeu que as contribuições financeiras de cada Estado membro sejam de acordo com os respectivos recursos, sem excluir outros eventuais elementos de ponderação.

http://jornaldeangola.sapo.ao/20/0/comissao_do_golfo_aprova_orcamento

Sem comentários:

Enviar um comentário