Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FMI liberta empréstimo a Angola

Angola obteve um crédito de 353 milhões de dólares do FMI (Fundo Monetário Internacional), ao abrigo do acordo de "stand-by" (SBA). Com este novo empréstimo, eleva-se para 882,9 milhões de dólares o montante total dos apoios já concedidos pelo FMI ao Governo de Angola.

O SBA tem como finalidade ajudar o país a lidar com os efeitos da crise internacional, que em 2009 provocou quebras no crescimento económico e nas reservas externas de Angola. Este crédito foi libertado apesar do Governo não ter alcançado duas metas quantitativas previstas no acordo, as quais têm a ver com a acumulação de pagamentos em atraso, tanto internos com externos, sublinhou o FMI num comunicado citado pela agência Lusa. Segundo Murilo Portugal, director-adjunto do FMI, Angola precisa de implementar "vigorosamente" o programa de redução de dívidas em atraso.

A dívida geral de Angola foi estimada em Julho, pelo próprio presidente do país, em 5,2 mil milhões de euros, sendo que 30% deste montante era reclamado por empresas potuguesa. Nessa altura, que coincidiu com a visita de Cavaco Silva a Angola, José Eduardo dos Santos prometeu pagar a dívida às PME nacionais em dois meses.

Ao abrigo do SBA, assinado em Novembro do ano passado, está previsto que o FMI empreste um total de 1,32 mil milhões de dólares a Angola ao longo de 27 meses.

http://www.angonoticias.com/full_headlines_.php?id=28844

Sem comentários:

Enviar um comentário