Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Prémio Itamaraty de Literatura Brasileira

A Embaixada da República Federativa do Brasil tem abertas de 19 de Abril a 31 de Outubro as inscrições para o IV Concurso Internacional de Monografias, promovido pelo Ministério brasileiro das Relações Exteriores, que, nesta edição, homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles.

Segundo a organização, poderão inscrever-se no concurso cidadãos brasileiros ou estrangeiros de todas as nacionalidades, residentes no exterior, que exerçam actividades relacionadas com o estudo da língua portuguesa e da cultura brasileira, como magistério, jornalismo cultural e outras actividades afins.

Festa óptica, o ensaio deverá ser, obrigatoriamente, inédito e, se originalmente escrito em língua estrangeira, traduzido para o português.

Assim, os residentes em Angola deverão enviar os formulários de inscrição por via postal ou serviço expresso de remessas, para a Embaixada do Brasil em Luanda, constando do envelope de encaminhamento a indicação “IV Concurso Internacional de Monografias: a obra de Lygia Fagundes Telles”, onde deverão constar a data da postagem e a de inscrição.

A organização alude que o envelope deverá conter, além das informações solicitadas no formulário, documentação comprobatória de residência no exterior. Os valores dos prémios situam-se entre os 20 , 15 mil, 10 mil, 5 mil e 3 mil dólares, respectivamente, para o primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto colocados. Os cinco ensaios premiados serão publicados pelo Ministério 2 das Relações Exteriores, em livro de distribuição gratuita. Primeiros classificados do Prémio terão também direito a uma hospedagem e passagens de ida e volta ao Brasil para participarem da cerimónia de premiarão e de actividades académicas programadas pelos organizadores do Concurso. O formulário de inscrição e o edital contendo mais detalhes sobre o IV Concurso Internacional de Monografias estão disponíveis nos idiomas português, espanhol, francês e inglês no portal electrónico do Ministério das Relações Exteriores (www.itamaraty.gov.br). na página Difusão Cultural. O edital em português poderá tabém ser acessado diretamente por meio do link http:// goo.gl/42Pqg Os envelopes deverão ser encaminhados para o seguinte endereço: Embaixada do Brasil em Angola Av.

Preso Houari Boumedienne, nº O132 Miramar – Luanda.

http://www.opais.net/pt/opais/?det=26184&id=1929&mid=271

Sem comentários:

Enviar um comentário